fbpx

União Europeia registra avanços na reutilização da água na agricultura

União Europeia registra avanços na reutilização da água na agricultura
União Europeia registra avanços na reutilização da água na agricultura

Agricultura: A União Europeia registrou mais um avanço em relação ao uso de fontes não convencionais após a aprovação de um acordo provisório que discute  os requisitos mínimos para a reutilização da água na agricultura. O objetivo é garantir a segurança da cidadania e dos recursos hídricos.

O combate às mudanças climáticas envolve inovação no uso e gerenciamento da água, que é o recurso mais prejudicado pelos efeitos do aquecimento global. 

O regulamento proposto pela Comissão Europeia garantirá que as águas residuais tratadas, ou águas recuperadas, destinadas à irrigação agrícola sejam seguras, protegendo as pessoas e o meio ambiente.

A proposta cumpre um dos compromissos do plano de ação para a economia circular e completa o atual quadro jurídico da UE para água e produtos alimentícios. Contribui também para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas na UE, em particular o ODS 6 em água potável e saneamento.

O acordo provisório deve ser oficialmente aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da UE. Após a aprovação, o regulamento será publicado no Jornal Oficial da UE e entrará em vigor vinte dias após a sua publicação.

Fonte: Giro Rural

Você tem opiniões, experiências ou curiosidades sobre? Compartilhe conosco nos comentários.