fbpx

Turismo rural ganha força como alternativa de renda no campo

Untitled 1 768x432 - Turismo rural ganha força como alternativa de renda no campo

O agronegócio brasileiro cresce de todos os lados, mas existe um segmento onde os avanços são mais visíveis que outros. Trata-se do turismo rural, que vem sendo uma ótima alternativa de renda para a agricultura familiar.

Em praticamente todos os estados do País existe um negócio ligado ao turismo rural, seja de forma independente onde apenas a família trabalha ou apoiado por órgãos do governo e até mesmo por ONGs ambientais.

Além de alavancar a economia da região onde está inserido, o turismo rural também proporciona experiências marcantes para os turistas. Muitos encontram nesse setor a oportunidade de apreciar a natureza ou para os mais radicais, praticar esportes e fazer trilhas na mata.

Para outros, é a oportunidade de poder fazer contato com suas raízes, pois muitas pessoas acabaram indo para a cidade, se desligando completamente do campo pelo fato de não ter nenhum familiar vivendo na zona rural.

Dessa forma, as propriedades que oferecem pacotes para passeios turísticos criam a possiblidade do turista retornar a um sítio e alimentar sua memória afetiva.

O turismo rural e a gastronomia

A gastronomia é beneficiada diretamente pelo crescimento do turismo rural. Muitas propriedades oferecem pacotes que incluem almoço e jantar com destaque para pratos típicos da respectiva região.

O turista sente-se mais à vontade pelo fato de poder saborear uma comida tradicional que carrega a história de cada lugar. Geralmente o almoço em uma propriedade que trabalha com o turismo rural é feito em um fogão à lenha, que além de deixar tudo com mais sabor, cria um ar de nostalgia.

Geração de empregos

Além de fortalecer a agricultura familiar, o turismo rural também contribui para a geração de novos empregos, seja de maneira direta ou indireta.

Com o aumento da demanda, torna-se necessária a contratação de funcionários. Muitos profissionais são contratados para trabalhar como guias turísticos, monitores, cozinheiros e atendentes.

O turismo rural cresceu muito, mas a tendência é crescer ainda mais, especialmente pelo excelente momento em que vive o agronegócio no Brasil.