Tecnologia digital pode ajudar pequenos agricultores na África

agricultura africana 768x432 - Tecnologia digital pode ajudar pequenos agricultores na África

A digitalização pode mudar de forma significativa o setor agrícola africano. Essa é a mensagem principal contida em um relatório recentemente publicado por uma instituição internacional que promove o trabalho de pequenos agricultores em países da África, Caribe e Pacífico.

O Centro de Cooperação Agrícola e Rural (CTA) enfoca a erradicação da pobreza através da modernização da agricultura de pequena escala, promovendo a inovação e o compartilhamento de conhecimento.

A digitalização abrange tudo, desde assistência através de mensagens de texto até resposta de voz interativa. Também inclui aplicativos móveis que trazem o conteúdo de conselhos multimídia para os agricultores, aconselhando-os sobre insumos agrícolas ou sobre os consumidores. Além disso, contempla o uso de drones e sistemas de satélite para informá-los sobre atividades, colheitas, tempos de plantio ou tipos e quantidades de insumos que podem ser usados.

Nas duas últimas décadas, a digitalização transformou constantemente a agricultura africana. No Gana, por exemplo, plataformas online como Esoko, Farmerline e Trotro Tractor forneceram serviços acessíveis aos agricultores. Esses serviços incluem mensagens de voz e conselhos via SMS para obter informações sobre como acessar os mercados e serviços de extensão.