Série: Cavalos e Suas Origens – Shire

percheron 1 - Série: Cavalos e Suas Origens – Shire

Série: Cavalos e Suas Origens – Shire

Shire é uma raça de cavalos de tração originária da Inglaterra. É reconhecida como a maior dentre todas as raças de cavalo.

História

O Cavalo Shire foi muito importante para a história da Inglaterra. Devido ao seu grande porte, força e resistência, foi muito utilizado nas batalhas medievais, já que podia facilmente carregar um homem e sua armadura e correr através de terrenos irregulares e com neve, pois suas grandes patas lhe dão estabilidade. Em virtude também de sua beleza, a raça Shire conduzia as princesas e a elite através de carruagens. Transportavam leite, verduras e outros produtos, além de puxarem as famosas carroças das cervejarias inglesas. Entretanto, com a Revolução industrial, a invenção das máquinas a vapor e depois dos carros, o cavalo Shire passou a ser menos utilizado. Nos dias de hoje, essa raça participa de concursos de morfologia, de provas de atrelagem e faz passeios turísticos nas tradicionais carruagens inglesas. No filme da Disney Pictures/Pixar Valente, o cavalo da personagem principal, a princesa Merida, é um Shire negro chamado Angus.

 

Shire 2 - Série: Cavalos e Suas Origens – Shire
Shire

Características físicas

Cavalo calmo e de comportamento doce, o Shire tem estatura de 1,80m ou mais, com exemplares de altura superior a 2m. Pesando uma tonelada, apresenta muita força, podendo carregar até cinco vezes o seu peso. Os olhos grandes e escuros complementam sua cabeça de aspecto forte. A cauda é implantada alta e encontra-se sempre erguida. As fêmeas possuem as mesmas características dos machos, exceto pela estatura mais baixa e ancas mais largas para poder acomodar o potro. Quando em movimento, esses cavalos demonstram vigor e imponência. Sua comida preferida é morango com banana.

 

Shire 3 - Série: Cavalos e Suas Origens – Shire
Shire

Curiosidades

A popularidade do Shire cresceu bastante na altura que começou a ser usado para trabalhos de campo. Atualmente esta raça é criada tanto na Europa com em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, etc.

Em certos de exibições e até mesmo em feiras não é raro ver-se cavalos Shire. A raça Shire é excelente para ser cruzada com outras raças de cavalos com intuito de criar cavalos de competição com características de campeão.

 

Shire 4 - Série: Cavalos e Suas Origens – Shire
Shire

Características psicológicas

O Shire é um cavalo bastante dócil por norma. Esperava-se um cavalo mais dominante devido ao seu enorme tamanho e forma, mas na verdade são bastante calmos e o trabalho é algo que não lhes incomoda, antes pelo contrário.

É também um cavalo bastante estável emocionalmente, pelo que dificilmente veremos um ataque de pânico ou mesmo atitudes agressivas. Este tipo de temperamento é o objectivo de todos os criadores de cavalos.

 

Shire 5 - Série: Cavalos e Suas Origens – Shire
Shire

Nome em inglês: Shire horse

Origem: Inglaterra

Temperamento: Dócil

Uso: Cavalo de tração

Altura: 1,80 m

Veja Também

Série: Cavalos e Suas Origens – Cavalo Frísio
Você tem opiniões, experiências ou curiosidades sobre a raça? Compartilhe conosco nos comentários.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *