fbpx

Série: Cavalos e suas origens – Gypsy Vanner

Série: Cavalos e suas origens – Gypsy Vanner
Série: Cavalos e suas origens – Gypsy Vanner

Conhecidos por seus excelentes temperamentos e reconhecidos por sua bela pelagem, os cavalos Gypsy Vanner estão rapidamente crescendo em popularidade hoje. Esses cavalos podem ter sido criados para puxar caravanas, mas também são ótimos cavalos para montar. Com sua natureza calma, os Gypsy Vanners podem ser bem pareados com crianças, assim como com iniciantes e avançados.

A história do cavalo cigano começa com os ciganos da Grã-Bretanha, que procuravam um cavalo com força e força para puxar suas caravanas. Eles queriam um cavalo que não fosse apenas forte, mas que também fosse educado, gentil e facilmente treinado. Os ciganos criaram cuidadosamente seu cavalo ideal, confiando no Shire e Clydesdale por seu tamanho e força, e depois incorporando o pônei Dales e o pônei Fell nas linhagens.

Com o tempo, esses cavalos se tornaram mais refinados e a raça começou a se solidificar. Os Gypsy Vanners foram trazidos para a América em 1996. Nesse mesmo ano, o registro da raça, a Gypsy Vanner Horse Society, foi estabelecido.

Os ciganos são cavalos relativamente pequenos, com 1,47 m a 1,68 m de altura. Eles são fortes e capazes de puxar carruagens e caravanas facilmente, além de servirem como cavalo de sela, que pode suportar cavaleiros mais pesados.

Enquanto a raça Gypsy Vanner se originou para puxar caravanas, elas ganharam popularidade graças à sua adequação a muitos outros propósitos. O cigano ainda faz um cavalo de carroça impressionante, e você o encontrará competindo em shows e competições de direção, além de puxar carruagens por prazer.

O Gypsy Vanner também é um ótimo cavalo, graças ao seu temperamento descontraído, e são adequados para muitas disciplinas diferentes, desde adestramento a trilhas e muito mais. Por serem frequentemente calmos e bem-educados, são uma opção popular para os cavalos da família e também encontraram um lugar no mundo dos programas de equitação terapêutica.

Vanners  vêm em qualquer pelagem, incluindo pelagens sólidas. No entanto, a raça é mais conhecida por suas pelagens coloridas com:

  • Tobiano: manchas brancas em uma cor de pelo escuro
  • Skewbald: manchas brancas em uma camada de base de qualquer cor, exceto preto
  • Blagdon: Um toque branco na barriga de uma pelagem mais escura

A raça não é uma raça colorida, portanto, o registro da raça aceitará cavalos, independentemente da cor ou padrão da pelagem. Os ciganos ostentam penas pesadas características começando de joelhos e jarretes. Juba e cauda longas e cheias também são características comuns. Esse cabelo significativo requer muitos cuidados e cuidados extras, principalmente quando se prepara para um show.

O cigano tende a ter um metabolismo mais lento que o típico cavalo de passeio leve, portanto, eles precisam comer uma dieta específica. Seu metabolismo mais lento pode causar ganho de peso fácil e rápido, além de deixá-los suscetíveis a problemas metabólicos.

Para combater esses problemas em potencial, muitos proprietários colocam seus ciganos em uma dieta rica em gordura e com pouco açúcar. Muitos desses cavalos se dão bem com um feno de qualidade e um balanceador de ração, em vez de um concentrado de ração típico. Alguns ciganos podem precisar usar focinheiras durante o verão se estiverem em campos verdes.

Os ciganos exigem uma quantidade significativa de cuidados para mantê-los saudáveis ​​e confortáveis. Suas crinas e caudas longas precisam de atenção especial, especialmente se os cavalos estiverem vivendo em condições lamacentas. Muitos proprietários decidem trançar as crinas de seus cavalos para ajudar a evitar emaranhados e manter as crinas limpas. O mesmo vale para as caudas; Os proprietários de ciganos costumam usar nós de lama e tranças de cauda para ajudar a evitar quebras e manter o cabelo limpo.

os pelos do cigano também precisam ser desembaraçados e escovados com frequência. Se o cavalo tiver pernas brancas, os pelos ficarão facilmente manchados ou descoloridos, tornando a preparação para os shows mais desafiador.

Dócil, fácil de treinar e com um ótimo temperamento, o Gypsy Vanner parece um cavalo maravilhoso para praticamente qualquer pessoa. Mas também é importante ser realista sobre o que possuir um desses cavalos também implica. Esteja preparado para gerenciar cuidadosamente a dieta do seu cavalo e para realizar cuidados regulares e completos, que vão além da aparência típica que um cavalo comum de equitação precisaria.

Os ciganos são adequados para famílias e para cavaleiros experientes e inexperientes. São ótimas opções para cavalos de lazer e de competição, e são ideais se você estiver procurando por um cavalo no qual possa cavalgar. Com suas alturas mais curtas, o Gypsy Vanners é uma boa opção para adultos que têm problemas de saúde ou dor, o que dificulta a montagem e a desmontagem de cavalos maiores.

Fonte: Multicavalos