fbpx

Processo do Proagro é simplificado com solução inovadora no Paraná

Processo do Proagro é simplificado com solução inovadora no Paraná
Processo do Proagro é simplificado com solução inovadora no Paraná

O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) do Ministério da Agricultura trabalha para atender aos pequenos e médios produtores quando são prejudicados na colheita ou com o seu rebanho, por causa de fenômenos naturais. Alguns desse fenômenos que causam prejuízos aos pequenos e médios produtores são enchentes ou secas, pragas e doenças.

Quando isso acontece as perdas são comunicadas à instituição financeira, para iniciar o procedimento que irá comprovar os prejuízos. O grande problema é que a partir desse ponto, o produtor se depara com uma enorme burocracia a começar pela exigência de uma extensa documentação e tudo de maneira presencial, aumentando o tempo de análise dos recursos.

Uma empresa paranaense sediada em Pato Branco encontrou uma maneira de ajudar os pequenos e médios produtores na agilização dos processos. Trata-se da Softfocus, empresa de tecnologia que desenvolveu o Proagro Fácil, uma solução, selecionada recentemente para o InovAtiva Brasil (programa de aceleração para negócios inovadores realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços). O Proagro Fácil, segundo informações do Sebrae- PR, consegue simplificar a observância que cada instituição financeira precisa ter às normas oficiais do Proagro, estabelecidas pelo Banco Central.

O diretor da empresa, Alessandro Graczyk Moraes, destacou que as instituições financeiras tem a responsabilidade de realizar todo o julgamento de uma operação de seguro rural acionada pelo beneficiário. “O Proagro Fácil atua em todo o processo do acionamento até o julgamento, garantindo a correta aplicação das regras, tornando o processo mais justo, ágil e transparente”, disse ele à Agência Sebrae de Notícias

Digitalização

O Proagro Fácil nasce em sintonia com as mudanças que estão ocorrendo no segmento. Em março deste ano, o Ministério da Agricultura informou que implantará o processo digital na Comissão Especial de Recursos do Proagro, com o objetivo de acelerar julgamentos e trazer melhorias na qualidade dos processos apreciados. Até setembro a análise e o julgamento deverão ser 100% eletrônicos.

.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *