fbpx

Plantio de soja da safra 2020/21 no País sobe para 42% em 1 semana

Plantio de soja da safra 2020/21 no País sobe para 42% em 1 semana
Plantio de soja da safra 2020/21 no País sobe para 42% em 1 semana

O plantio da safra de soja 2020/21 teve novo salto na semana passada, de 19 pontos porcentuais, alcançando 42% da área estimada para o Brasil na quinta-feira passada, 29, em comparação com 23% uma semana antes, de acordo com levantamento da AgRural, divulgado na segunda-feira, 2, feriado de Finados no Brasil.

“Isso significa que os produtores brasileiros semearam, em média, cerca de 1 milhão de hectares por dia na semana passada. Com o avanço registrado na segunda quinzena de outubro, já quase não existe atraso em relação ao ano passado e à média de cinco anos”, informa a AgRural, em comunicado.

O Paraná, cujo plantio teve grande impulso na semana do dia 22, ainda lidera, mas perdeu fôlego na semana passada por causa de irregularidade das chuvas e da previsão de poucos volumes nesta semana.

Os Estados do Centro-Oeste, em contrapartida, tiveram uma grande evolução e se aproximaram da média de cinco anos. Também houve avanço considerável em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de um início acelerado em áreas de sequeiro do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia).

Milho

O plantio da primeira safra de milho da temporada 2020/21, o “milho verão”, atingiu 54% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil na quinta-feira passada, ante 46% uma semana antes, estima a AgRural.

Com os trabalhos concluídos no Rio Grande do Sul, muito próximos do fim no Paraná e na reta final em Santa Catarina, o plantio agora se concentra em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, onde a melhora da umidade destravou a semeadura.

Chuvas registradas na semana passada favoreceram as lavouras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas áreas plantadas em agosto e setembro já têm perdas de potencial por falta de umidade.

Fonte: Portal DBO