Paraná: Safra de grãos deverá registrar aumento de 5%

safra graos parana giro rural 768x432 - Paraná: Safra de grãos deverá registrar aumento de 5%

O Estado do Paraná deverá registrar um aumento significativo na produção de grãos para safra 2018/19. De acordo com as primeiras informações do Departamento de Economia Rural (Deral), deverá ser atingido o montante de 37,3 milhões de toneladas, o que significa aumento de 5% sobre o resultado da temporada anterior, que foi de 35,4 milhões o que está acima da estimativa divulgada recentemente, de 37,1 milhões de toneladas.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, com a ampliação das áreas de cultivo de verão/outono, aliada ao crescimento de área no feijão de segunda e terceira safra e, de maneira muito expressiva, o avanço do milho de segunda safra, é possível prever um ganho de quase 4 milhões de toneladas em comparação ao ano de 2018. Ele disse que mesmo com os prejuízos no ano passado na safrinha do milho, é fundamental reestabelecer o nível de produção.

No Paraná, a expectativa é de que a produção de milho na safra 2018/2019 supere 16 milhões de toneladas. A segunda safra, ainda no campo, poderá contribuir com aproximadamente 13 milhões de toneladas. Isso representa uma produção 42% maior do que a safra anterior.

A colheita da soja já está concluída e o relatório oficial do Deral confirmou uma queda de 17% com relação à produção estimada no início da safra, de 19,6 milhões de toneladas. Desta vez, a estimativa é de 16,2 milhões. A redução tem como causa maior o excesso de calor e à falta de chuva no início do ciclo. As regiões mais atingidas foram a Oeste, Noroeste e Norte.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *