fbpx

Para controlar consumo, Alemanha anuncia intenção de taxar carne

Para controlar consumo, Alemanha anuncia intenção de taxar carne
Para controlar consumo, Alemanha anuncia intenção de taxar carne

Taxa na carne: A Alemanha está disposta a controlar o consumo de carne para a redução de riscos relacionados às mudanças climáticas, além do aumento do bem estar animal. Segundo o jornal britâncio The Independent, o país quer taxar o consumo de carne. Um dos defensores da ideia, o Partido Social Democrata Alemão quer a aprovação de uma tarifa de até 19%. O jornal divulgou ainda que o porta-voz para a Agricultura do partido Democrata Cristão, o mesmo da primeira-ministra Angela Merkel, Albert Stegemann, está disposto a discutir a proposta defendida pela Associação Alemã para o Bem Estar Animal. Para ele, a ideia é construtiva.

“Esse recurso adicional poderia ser usado como um prêmio por bem estar animal para suportar criadores de gado na Alemanha durante a reestruturação animal”, comentou Stegemann. A proposta resultou em protestos por parte dos produtores rurais alemães. O secretário geral da Associação dos Fazendeiros Alemães também se disse contra a taxa da carne. Além disso, várias lideranças políticas do Partido da Esquerda e o Partido Alternativa para a Alemanha também se mostraram contrários.

O meio de comunicação britânico estacou um trabalho de pesquisadores da Universidade de Oxford, informando que deverá ocorrer 2,4 milhões de mortes associadas ao consumo de carne vermelha processada em todo o planeta. O gasto com saúde aliado a essa situação é estimado em US$ 285 bilhões. Segundo o The Independent, nos países desenvolvidos, o consumo de carne processada é o dobro da média mundial. Além disso, os atuais níveis de procura pela carne vermelha são insustentáveis sob a perspectiva ambiental.

O jornal informou ainda que especialistas acreditam que preços mais caros podem inibir o consumidor, obrigando-o a mudar para o consumo de alimentos mais saudáveis. O tema gera discussões em vários setores que atuam direta ou indiretamente na pecuária. Além da Alemanha, outros países também poderão acampar a ideia.