fbpx

Observatório da Agropecuária Brasileira oferecerá amplo acesso a informações estratégicas

observatorio 768x432 - Observatório da Agropecuária Brasileira oferecerá amplo acesso a informações estratégicas

Foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (5) na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília, o Observatório da Agropecuária Brasileira, projeto que visa oferecer a todos os gestores um maior acesso a informações estratégicas para tomada de decisões, além do desenvolvimento de políticas públicas para o setor agropecuário.

O Observatório da Agropecuária Brasileira foi lançado com a presença de lideranças do setor, além do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) e a ministra da Agricultura Tereza Cristina.

O Observatório vai operar em uma sala de situação interativa instalada dentro da Secretaria de Inovação, no edifício-sede do ministério.

Desta sala será possível realizar o cruzamento de diferentes bases de dados sobre agropecuária e que poderão ser observados em um painel avançado de inteligência (Business Intelligence).

“Será um grande banco de dados que o Ministério da Agricultura deixará para o Brasil”, disse a ministra Teresa Cristina durante seu pronunciamento.

Observatório da Agricultura Brasileira terá tecnologia de ponta

Segundo o ministério, o espaço conta com tecnologia de ponta, incluindo 12 telas de vídeos integradas.

Também serão disponibilizados recursos de interligação de dispositivos móveis, computadores e videoconferência.

O instrumento tornará possível, por exemplo, o cruzamento ágil de informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ou da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com a Secretaria de Política Agrícola.

Ainda serão disponibilizados os dados da Embrapa Territorial, do Plano da Agricultura de Baixo Carbono e do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Esses dados também poderão ser acessados de maneira integrada pelos gestores.

O Observatório da Agricultura foi criado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).