O bezerro que teve a maior valorização do país está em Rondônia

o bezerro que teve a maior valorizacao do pais esta em rondonia giro rural 768x432 - O bezerro que teve a maior valorização do país está em Rondônia

O preço dos animais de reposição no Estado de Rondônia continua firme e seguindo o ímpeto dos pecuaristas em repor o plantel da fazenda. Por causa dessa associação entre oferta limitada e demanda aquecida, essa categoria de reposição no estado conseguiu a maior valorização do país.

Na virada do ano, o bezerro anelorado rondoniense de 7,5@, era comercializado ao redor de R$1200,00, porém hoje, as negociações já se aproximam de R$1400,00 por cabeça. Esse cenário atual mostra que este bezerro de ano de Rondônia, antes taxado como um dos mais “baratos” do Brasil, ficou 10% mais caro nos primeiros quatro meses deste ano, o que anima o pecuarista.

Em função desse quadro, o diferencial em relação a São Paulo registrou uma diminuição. Nos primeiros quatro meses de 2018 a diferença no preço do bezerro de Rondônia para o bezerro de São Paulo era de 12% e neste mesmo período em 2019 o valor caiu para 8%.

As cotações elevadas pioraram a relação de troca para o criador. Em janeiro, se o produtor vendesse um boi gordo de 18@, conseguia comprar dois bezerros. Em condições semelhantes, hoje compra-se 1,85 animais. Esses números mostram uma piora de 7,7% no poder de compra do pecuarista.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *