Mato Grosso poderá colher a maior safra de soja da sua história

Exportações brasileiras de soja deverão ser prejudicadas pelo surto de peste suína na China
Exportações brasileiras de soja deverão ser prejudicadas pelo surto de peste suína na China

Os especialistas ainda acham que é cedo para dimensionar a próxima safra de soja no estado do Mato Grosso. Naquele estado o vazio sanitário está apenas começando e o plantio da soja ainda não é um dos assuntos nos grupos de conversas entre os produtores rurais, mas mesmo assim as primeiras projeções para a nova temporada 2019/2020 feitas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que plantio ocupará 9,7 milhões de hectares da nova safra, o que representa 0,59% em relação aos 9,6 milhões da safra 2018/2019.

Também se espera que a produtividade seja um pouco maior que a da safra anterior, que sofreu com mudanças climáticas. De acordo com o Imea, os produtores devem retirar 56,28 sacas por hectares, ou seja, 0,43% a mais que as 56 do ano passado. Mesmo assim o resultado é menor que de 2017.

Em resumo, a projeção é positiva, porque de acordo com a entidade, na safra 2019/2020 o Mato Grosso poderá colher a maior safra da sua história, conseguindo chegar a 32,8 milhões de toneladas, 1% a mais que a última safra.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *