Licença automática para produtor que fizer o CAR é defendida por diretor do SFB

reserva legal 768x432 - Licença automática para produtor que fizer o CAR é defendida por diretor do SFB

O ex-deputado e atual diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Valdir Colatto, disse nesta quinta-feira (22) que apoia a concessão de licenças ambientais automáticas para produtores rurais que tenham feito o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A medida faz parte do projeto de lei que altera as regras de licenciamento no Brasil, debatido nesta quinta. 

Pare ele, aqueles que aderiram ao CAR e não tiverem passivos ambientais que precisem ser regularizados, devem receber as licenças de maneira automática.

De acordo com informações da Agência Câmara, Collato disse que seria impossível fazer a análise individualizada para emitir a licença ambiental para as 6,1 milhões de propriedades rurais existentes.

O ex-deputado afirmou que o Serviço Florestal Brasileiro estima que 11% dos proprietários rurais brasileiros ainda não fizeram a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O Congresso Nacional analisa a Medida Provisória 844, que extingue o prazo de inclusão das informações no sistema. O prazo regulamentar foi encerrado no dia 31 de dezembro do ano passado.

Valdir Colatto explicou também que o governo trabalha para o estímulo de plantio de florestas no Brasil.

Ele destacou que se planta apenas 1% de florestas, porém 94% da madeira comercializada no país estão ligadas a esse tipo de atividade.