fbpx

Formigas desenvolveram agricultura há milhões de anos

Formigas desenvolveram agricultura há milhões de anos.
Formigas desenvolveram agricultura há milhões de anos.

Os seres humanos geralmente se consideram os pioneiros da agricultura, mas, na realidade, são as formigas que lideram o caminho, milhões de anos antes de nós.

Com o tempo, pequenas formigas rastejaram sob os pés de agricultores humanos, coletando folhas do chão da floresta e levando-as aos ninhos, onde se decompõem lentamente e ressurgem como fungos, uma rica fonte de nutrientes para as formigas.

“Formigas antes de nós”

“As formigas existiam muito antes de nós e cultivam há 50 milhões de anos. Em vez de batatas e tomates, eles cultivam cogumelos para comer”, diz Veronica Sinotte, uma estudante de mestrado no Center for Social Evolution, um centro de pesquisa básica da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Como os agricultores, as formigas cuidam bem de suas colheitas preciosas. “Eles eliminam “ervas daninhas” e fungos ruins com a ajuda de substâncias antimicrobianas que cospem e usam como um tipo de pesticida contra bactérias e parasitas”, diz Sinotte.

Autossuficiência

Elas produzem suas próprias substâncias semelhantes aos antibióticos, que lhes permitem combater doenças tanto nas lavouras quanto entre si. O sistema de criação de formigas é anterior ao nosso, no entanto, é muito semelhante.

A capacidade de trabalhar em conjunto é comum para ambas as espécies, diz Jes Søe Pedersen, professor de biologia evolutiva no Center for Social Evolution. “Existe muito mais cooperação na natureza do que sabemos. Trabalhar em conjunto para se destacar na agricultura e combater doenças valeu a pena ao longo da evolução”, diz ele.