Embrapa lança novo cultivar de soja para o Matopiba

Embrapa lança novo cultivar de soja para o Matopiba.
Embrapa lança novo cultivar de soja para o Matopiba.

Para proporcionar aumento da produção de soja na região Matopiba, considerada a nova fronteira agrícola do País, a Embrapa Cerrados e a Fundação Bahia vão lançar uma cultivar adaptada às condições de solo e clima da região. A BRS 8980IPRO é recomendada para o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Bahia Farm Show

O lançamento será durante a feira agropecuária Bahia Farm Show, no dia 28 de maio. Após quase dez anos de trabalho o resultado foium produto que atende às necessidades específicas dos produtores da região.

Consideramos os estresses climáticos que lá são mais recorrentes, ou seja, há um maior risco climático para a lavoura, a Embrapa desenvolveu um material mais rústico, com estabilidade para o ambiente, além de um agressivo sistema radicular, o que garante maior resistência aos veranicos.

bahia farm show giro rural 1024x576 - Embrapa lança novo cultivar de soja para o Matopiba
Bahia Farm Show.

A nova cultivar alcança altas produtividades e tem resistência às principais doenças da soja. Por ser do tipo IPRO, apresenta supressão às lagartas do tipo Elasmo e Helicoverpa, com menor necessidade de controle dessas lagartas.

Participação da Embrapa

A abertura da 15ª edição da Bahia Farm Show acontece no dia 28 de maio, às 10h, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), e contará com a presença do presidente da Embrapa Sebastião Barbosa.

Na tarde do mesmo dia, será discutido a produtividade em diferentes sistemas de manejo, questões fitossanitárias da lavoura, a produtividade das cultivares comerciais de soja, milho e o manejo para altos rendimentos em condições de estresse hídrico. Esse último tema será apresentado pelo supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Sérgio Abud.

cultivo de milho giro rural 1024x576 - Embrapa lança novo cultivar de soja para o Matopiba
Cultivo de milho.

A Embrapa Cerrados e a Fundação Bahia apresentarão dados de produção, mercado e exportação, o potencial brasileiro e as oportunidades do mercado de grãos, apresentando ainda a experiência da cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), hoje um grande polo produtor de soja, responsável por 70% da produção de grãos do estado, com uma das maiores renda per capita do Brasil e a 8ª maior economia do estado.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *