Diretor da ABCZ participa de debate sobre fim da vacinação contra a Aftosa no Mato Grosso e Rondônia

giro rural 768x432 - Diretor da ABCZ participa de debate sobre fim da vacinação contra a Aftosa no Mato Grosso e Rondônia

O diretor da ABCZ, Luiz Antonio Felippe, participou na última terça-feira (19) da 2º Reunião dos Fundos Emergenciais para a Saúde Animal, promovida pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado do Mato Grosso (Fesa-MT) e parceiros.

O encontro, que aconteceu em Cuiabá (MT), reuniu ainda autoridades políticas e lideranças do setor de aproximadamente 20 Estados brasileiros, além de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Como principal pauta do encontro, a previsão de retirada escalonada da vacinação contra a Febre Aftosa no Brasil, seguindo um calendário estipulado pelo Governo Federal, foi amplamente debatida.

“Seguindo essa programação do MAPA, a vacinação já deve ser retirada esse ano na região onde está localizada a divisa entre os estados de Mato Grosso e Rondônia. É uma mudança muito grande, e debates como esses são extremamente importantes. A ABCZ, como uma entidade de abrangência nacional, claro, faz questão de participar”, ressalta Felippe.

Durante o encontro, além dos impactos para a região, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a experiência de preparação de outros estados.

A 2º Reunião dos Fundos Emergenciais para a Saúde Animal foi realizada em dois dias, sendo que no segundo o MAPA apresentou a proposta de um fundo nacional para auxiliar os estados no plano de retirada da vacinação. A intenção é de que a sugestão seja estudada e discutida com maior profundidade nos próximos encontros.

Fonte: ABCZ

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *