Clima mais seco e adiantamento da colheita devem beneficiar moagem de cana no Centro-Sul

moagem cana de acucar - Clima mais seco e adiantamento da colheita devem beneficiar moagem de cana no Centro-Sul

Precipitações mais brandas sobre as principais áreas canavieiras do Centro-Sul nos meses de novembro e dezembro de 2019 permitiram que as unidades produtoras processassem quantidades expressivas de cana em quinzenas que, normalmente, são marcadas volumes mais baixos.

Em meio ao contexto de clima mais favorável, a INTL FCStone elevou sua projeção de moagem em 1,1% frente à estimativa anterior, para 589,8 milhões de toneladas, número que também supera em 16,6 milhões de toneladas a moagem registrada no ciclo 2018/19.

“Até o fim de dezembro/19, cerca de 578,6 milhões de toneladas haviam sido moídas por usinas do Centro-Sul, alta anual de 2,9%. Agora, em meio à recente redução no ritmo de colheita, o grande ponto de atenção se volta ao volume que deve ser processado em março/20, o último mês da entressafra atual”, explica o analista de inteligência de mercado da INTL FCStone, Matheus Costa.

Os preços do etanol, especialmente do hidratado, têm mantido tendência de alta ao longo dos últimos meses, levando as cotações a patamares recordes. Destaca-se que mesmo com a produção expressiva do produto em 2019/20, a firme demanda pelo álcool combustível deve fazer com que os estoques ao fim da temporada fiquem mais apertados.

“Espera-se que usinas planejem adiantar o início da colheita a fim de aproveitar o cenário favorável de preços para o etanol, o que deve transferir parte da tonelagem que seria moída em abril/20 para março/20”, avalia Costa, em relatório.

Em relação ao ciclo 2018/19, o grupo também destaca o crescimento exponencial do etanol de milho e em meio à ampliação da capacidade de produção. A INTL FCStone estima que a disponibilidade industrial é de pouco mais de 1,9 milhão de m³, tomando janeiro/20 como base, enquanto a produção deve se consolidar em 1,6 milhão de m³, sendo 1,1 milhão de m³ de hidratado e pouco menos de 0,5 milhão de m³ de anidro.

Fonte: PortalDBO