Certificação sustentável: Brasil se destaca como o maior produtor de soja do mundo

soja 5 768x432 - Certificação sustentável: Brasil se destaca como o maior produtor de soja do mundo

Mais de 4,5 milhões de toneladas de soja foram certificadas e introduzidas ao mercado em 2018, em mais de 1,2 milhão de hectares.

Os dados foram divulgados pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS). Numa comparação com o ano de 2017, o aumento foi de 500 mil toneladas.

Os produtores se animaram a ampliar ainda mais a certificação de suas propriedades por causa do aumento da demanda por soja responsável.

Isso fez do Brasil o maior produtor de soja RTRS do mundo, respondendo por mais de 85% do volume total.

São 226 produtores certificados em mais de um milhão de hectares de área produzida, sendo que o equivalente a 3,3% da produção total no Brasil já é certificado pela RTRS, somando 3,9 milhões de toneladas.

No que se refere à produção por estado, o Maranhão e o Piauí são aqueles que concentram a maior porcentagem de produção certificada em relação à produção total de cada um, com 30% e 16%, respectivamente.

Já o Mato Grosso responde pela maior produção total (1,7 milhão de toneladas), e é detentor da maior área brasileira.

O destaque também foi para a produtividade em fazendas RTRS. De acordo com a Conab, a produção média é de 56 sacas/hectare.

Nas fazendas que estão certificadas, o número chega a 63 sacas/hectare, representando um aumento de 11,5%, o que significa que, pelo menos 120 mil hectares de área, não precisaram ser transformadas para a produção agrícola.