Cavalos foram importantes na evolução humana, mostra documentário cazaque

equus cavalos giro rural 768x432 - Cavalos foram importantes na evolução humana, mostra documentário cazaque

Os cavalos contribuíram no processo da evolução humana com um papel destacado na expansão global de antigas civilizações. É o que mostra uma série de documentários batizada de “Equus, Story of Horse”, exibida nesta terça-feira (30) no Círculo de Belas Artes de Madri, capital da Espanha. O cavalo foi ao longo do tempo um dos principais meios de transporte do homem, o que tornou possível, por exemplo, o deslocamento dos povos nômades na busca de novos assentamentos.

Considerando a importância dos cavalos em momentos importantes da evolução humana, “Equus, Story of Horse”, produzido através de uma parceria entre o Cazaquistão e o Canadá, procura valorizar a relevância dos equinos como fator determinante em uma parte do processo evolutivo da humanidade.

Nurbol Baimukhanov, um dos produtores do documentário disse em entrevista à Agência Efe que, que foi “graças ao cavalo, que os nômades conseguiram se expandir e alcançar outros territórios”. Nesse contexto ocorreu uma troca cultural entre diferentes culturas.

Segundo o produtor, quando outros meios de transporte surgiram, os cavalos passaram a ser utilizados para esportes ou para outros objetivos, porém é preciso reconhecer que “muitos de nossos antepassados procedem das estepes de regiões como a Ásia Central graças a eles”, disse ele.

A produção do documentário está há mais de um mês visitando diferentes cidades da Europa para expor outro de seus projetos, “As grandes estepes”, que além da série documental, colabora também com pesquisas científicas para mostrar a conexão que existe entre o cavalo e o ser humano.

Conheça nossa série, “Cavalos e suas origens“.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *