Brasil libera registro da raça Punganur

punganur giro rural raca 768x432 - Brasil libera registro da raça Punganur

Depois de muita espera, finalmente o Brasil vai iniciar o registro da raça Punganur, também chamada de miniboi, bovino de origem indiana que não passa de 1 metro de altura, cujo valor pode custar até R$ 20 mil.  A liberação do registro da raça Punganur representa um marco para a preservação da história da pecuária brasileira.

A marcação oficial dos primeiros exemplares de miniboi acontecerá durante a ExpoZebu. Os animais da raça Punganur possuem a pelagem, o formato da cabeça e a rusticidade muito parecidos com os de outras raças zebuínas já conhecidos no Brasil. Seu diferencial é o porte: os animais adultos normalmente não passam de um metro de altura e por isso são chamados de miniboi.

liberacao registro gado boi punganur 1024x576 - Brasil libera registro da raça Punganur

O registro da raça recebeu aprovação durante a reunião do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, e conseguiu autorização oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo maior ao liberar o registro do Punganur no Brasil, é a preservação da raça.

No dia 2 de maio, a partir das 8h acontecerá a primeira marcação no Recinto de Avaliação das Raças Zebuínas “Torres Homem Rodrigues da Cunha”, localizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Nesse dia doze animais serão registrados, sendo o primeiro macho do criador Carlos Lerner Gonçalves. A primeira fêmea pertence ao criador Arlindo Drummond. Durante a feira também serão registrados animais do expositor Marco Antônio Andrade Barbosa.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *