Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, aponta Embrapa

grandes plantacoes soja brasil america do sul esta chamando 768x432 - Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, aponta Embrapa
Soybean Sunrise

O Brasil é um dos países mais fortes do agronegócio mundial e se destaca em várias culturas. A soja é um dos exemplos, onde o país é o segundo maior produtor do Planeta, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O Brasil produz em média 114,843 milhões de toneladas por ano. Os Estados Unidos passam de 123,664 milhões de toneladas.

O Mato Grosso é o maior produtor de soja entre os estados brasileiros, colhendo em média 32,455 milhões de toneladas ao ano. Em segundo lugar está o Estado do Paraná com uma produção anual de 16,253 milhões de toneladas de soja.

Segundo informações da Embrapa, a produção mundial de soja chega a 362,075 milhões de toneladas. Os dados foram atualizados em julho deste ano.

Como o segundo maior produtor de soja do mundo, o Brasil é responsável por praticamente 30% de toda a produção mundial.

O País produziu nos últimos anos safras que variaram entre 66,5 e 94,5 milhões de toneladas. Em 2013, as exportações de soja renderam ao Brasil US $ 23 bilhões, segundo dados do MIT.

A soja cultivada no Brasil apresenta níveis mais elevados de proteínas do que as cultivadas em muitos outros países do mundo.

Os outros países com produção considerável de soja depois dos estados Unidos e do Brasil são Argentina – ocupando a terceira posição no ranking mundial -, China, Índia, Paraguai, Canadá, Ucrânia, Bolívia e Uruguai.

Consumo de derivados da soja aumenta

Existem muitos produtos derivados da soja que são comercializados e ganham cada vez mais novos adeptos. Entre eles está o óleo, os brotos, a ração animal, farinha sem glúten, tofu, molho de soja ou leite de soja, entre vários outros derivados.

O leite de soja, por exemplo, se apresenta como alternativa para vegetarianos, veganos ou até mesmo pessoas com alergia à lactose. Ainda no setor de saúde, várias vitaminas derivadas da soja também são produzidas e comercializadas em todo mundo.