Série Especial Cavalo Quarto de Milha: Ranch Sorting

ranch sorting minermais quarto de milha 768x432 - Série Especial Cavalo Quarto de Milha: Ranch Sorting

O que é o Ranch Sorting?

O Ranch Sorting é uma modalidade que surgiu nos EUA por volta dos anos 2006 e 2007. Por isso, ainda é considerado um esporte equestre relativamente novo.

Nos últimos anos, a sua adesão tem aumentado em todo o mundo. Por ser uma prova que se baseia em atividades do dia a dia das fazendas, possibilita que diversos membros de uma mesma família participem.

Por isso, é um esporte conhecido por envolver familiares de várias idades. 

No Brasil, criadores de cavalos da raça Quarto de Milha tomaram a frente neste esporte, e passam a difundi-lo em território nacional. Desta maneira, foi possível a geração de eventos para atrair competidores.

Nas provas de Ranch Sorting, o objetivo é separar o gado no curral e, quem fizer isso mais rápido, ganha a competição.

O cavalo ideal para o Ranch Sorting

Na prática, todos os cavalos podem ser utilizados no Ranch Sorting, pois não existem regras específicas no regulamento em relação a isso. Até mesmo os animais conhecidos como “pé-duro” ou sem raça definida (SRD) são aceitos em eventos oficiais.

Entretanto, algumas características fazem com que determinadas raças de cavalo se destaquem em relação as outras.

Em primeiro lugar, os cavalos precisam ter habilidade para lidar com o gado, ou seja, exige um certo treinamento. Desta forma, aqueles animais que estão em contato diariamente com o gado saem na frente neste quesito. 

Os cavalos de competição precisam ser ágeis, dóceis e inteligentes. Pois só assim, eles conseguem responder rápido aos comandos do cavaleiro, obtendo vantagem inicial.

Por esses e outros motivos, os cavalos da raça Quarto de Milha são os mais comuns nas competições de Ranch Sorting. Não é à toa, que os últimos campeões do torneio nacional pertencem a esta raça.

Regras do Ranch Sorting

De acordo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), as regras atualizadas do Ranch Sorting, incluem:

  • A apartação (separação) do gado (que podem ser bois, bezerros e/ou novilhas).
  • É disputado por uma dupla de cavaleiros, os quais devem separar 11 cabeças de gado de um piquete para outro, obedecendo uma ordem de números predefinida.
  • No Ranch Sorting, terão 10 bois numerados de 0 a 9. Além de, 1 boi extra sem numeração. 
  •  Antes de iniciar a prova, ocorre o sorteio para indicar a sequência em que o gado deve ser colocado no piquete.
  • A dupla campeã será aquela que conseguir apartar a maior quantidade de bois no tempo mais curto.

A Série Especial sobre o Cavalo Quarto de Milha é patrocinada pela Minermais, nutrição animal.

A Linha de produtos, EquiMais, é desenvolvida especialmente para otimizar o rendimento de animais atletas e de alta performance.