9 de dezembro de 2019

Série: Cavalos e suas origens – Puro-sangue lusitano

puro sangue lusitano giro rural 6 - Série: Cavalos e suas origens - Puro-sangue lusitano

Origem

puro-sangue lusitano(PSL) é uma raça de cavalos com origem em Portugal. É o cavalo de sela mais antigo do Mundo, sendo montado aproximadamente há mais de cinco mil anos.

Os seus ancestrais são comuns aos da raça Sorraia e Árabe. Essas duas raças formam os denominados cavalos ibéricos, que evoluíram a partir de cavalos primitivos existentes na Península Ibérica dos quais se supõe descenderem diretamente o pequeno grupo da raça Sorraia ainda existente. Pensa-se que essa raça primitiva foi cruzada com cavalos “Bereber” oriundos do Norte de África e mais tarde tiveram também influência do árabe.

puro sangue lusitano giro rural 4 - Série: Cavalos e suas origens - Puro-sangue lusitano

O puro-sangue lusitano apresenta aptidão natural para alta escola (Haute École) e exercícios de ares altos, uma vez que põe os membros posteriores debaixo da massa com grande facilidade.

Assim, o Lusitano revela-se não só no toureio e equitação clássica, mas também nas disciplinas equestres federadas como dressage, obstáculos, atrelagem e, em especial, equitação de trabalho free, estando no mesmo patamar que os melhores especialistas da modalidade.

puro sangue lusitano giro rural 3 - Série: Cavalos e suas origens - Puro-sangue lusitano

Caracteristicas

Pelagem: As mais frequentes são a ruça e a castanha, em todos os seus matizes.

Tipo: Eumétrico (peso cerca de 500Kg); mediolinio; subconvexilíneo (de formas arredondadas), de silhueta inscritível num quadrado.

Altura: Média ao garrote, medida com hipómetro, aos 6 anos: fêmeas 1,55m Machos 1,60m.

Temperamento: Nobre, generoso e ardente, mas sempre dócil e sofredor.

Aptidão: Tendência natural para a concentração, com grande predisposição para exercícios de Alta Escola e grande coragem e entusiasmo nos exercícios de Gineta (combate, caça, toureio, maneio de gado, etc).

Cabeça: Bem proporcionada, de comprimento médio, delgada e seca, de ramo mandibular pouco desenvolvido e faces relativamente compridas.

O perfil levemente subconvexo, fronte levemente abaulada (sobressaindo entre as arcadas supraciliares), olhos sobre o elíptico, grandes e vivos, expressivos e confiantes. As orelhas são de comprimentos médio, finas, delgadas e expressivas.

puro sangue lusitano giro rural 2 - Série: Cavalos e suas origens - Puro-sangue lusitano

Dicas para criação

Para iniciar seu plantel de puro-sangue lusitano, a dica de Marcelo Vasconcellos, superintendente da Associação Brasileira de Criadores de Puro Sangue Lusitano (ABPSL), e verificar a documentação do animal escolhido.

Quanto ao manejo, Vasconcellos afirma ser simples, assim como criar qualquer outra raça.

“É um animal rústico, que pode ser criado a campo e não requer nenhum cuidado específico. A não ser que esse animal seja de provas, aí você tem que tratá-lo como um atleta

Puro-sangue lusitano
Puro-sangue lusitano

Nome em inglês: Lusitano

Origem: Península Ibérica

Temperamento: Dócil, voluntário

Pelagem: Todas, geralmente castanha ou cinzenta

Altura: 1,52–1,62

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *