9 de dezembro de 2019

Negócio de Quintal – Um grão de milho raro e especial

milho esmeralda oxacan Green Dent Corn Zea mays - Negócio de Quintal - Um grão de milho raro e especial

Herança de civilizações muito antigas, o milho foi o alimento básico de vários povos importantes ao longo dos séculos. Em suas artes os Olmecas, Maias, Astecas e os Incas reverenciavam o cereal, pois lhes era de suma importância.

O milho perdeu espaço na mesa dos brasileiros no fim da década de 50, pois uma forte campanha pró trigo o fez ser preterido em favor deste último.

milho esmeralda oxacan Green Dent Corn Zea mays mexico - Negócio de Quintal - Um grão de milho raro e especial

Em países caribenhos, o milho ainda é largamente utilizado para alimentação humana, porém, nenhum canto se compara ao México, por lá ele tem grande protagonismo, inclusive, diversas evidências apontam o país como o lugar de origem do famoso cereal.

Nos idos de 2007, o primeiro milho transgênico foi aprovado por aqui. O Brasil é o segundo maior produtor de alimentos transgênicos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e seguido pela Argentina.

Milharal novo Avare 021205 REFON - Negócio de Quintal - Um grão de milho raro e especial

De acordo com o Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA), em 2016 plantou-se um total de 5,3 milhões de hectares de milho geneticamente modificado. O número representa 88% do total semeado com a cultura nas duas safras (verão e inverno).

Mesmo que a maioria do milho produzido e comercializado no mundo seja transgênico, existem ainda agricultores ao redor do globo que se dedicam a cultivar diversas espécies em seu estado original, sem intervenções genéticas ou qualquer tipo de manipulação.

Milho mexicano raro e difícil de germinar

Em 2014 pesquisei por uma espécie orgânica para cultivar, o sentimento que me moveu foi o mesmo de um colecionador, queria algo diferente e especial. Depois de muito procurar, encontrei uma espécie raríssima, muito apreciada no México.

Comprei um kit composto por dez sementes, mas, infelizmente nem uma sequer chegou a germinar. Independente da frustração momentânea, estava certo de que tentaria novamente, o que aconteceu em meados do último janeiro.

Milho raro com nome de pedra preciosa

Com o início do projeto Negócio de Quintal, considerei que seria um bom desafio tentar mais uma vez o cultivo da preciosa semente. Então, fiz a compra (online como de costume) e não demorou muito tempo para o envelope chegar. Estavam em minhas mãos outros dez grãos muito parecidos com os primeiros (àqueles quais, não pude ver brotar).

A embalagem foi feita com muito zelo, a aparência das sementes nada deixava a desejar, até um manual recebi para auxiliar no plantio.

Vendedor muito caprichoso, diga-se de passagem.

O plantio

No dia 24 de janeiro plantei todos os dez grãos adquiridos. Para minha surpresa, apenas um pé de milho nasceu.

Você pensa que isso me desanimou? Que nada! Só fez motivar-me ainda mais.

Já assisti uma boa quantidade de vídeos, afinal, não tinha ideia de como faria meu único pé de milho prosperar.

Encontrei um professor muito bom, um mestre na Unesp em Ilha Solteira. Acho difícil que alguém não aprenda fazer polinização de um pé de milho do jeito que ele ensinou.

negocio de quintal milho raro post - Negócio de Quintal - Um grão de milho raro e especial
negocio de quintal milho raro detalhe oxacan detalhe caule - Negócio de Quintal - Um grão de milho raro e especial

Estou confiante que dará tudo certo, até pelo quanto tenho me empenhado. Mas claro, o resultado final, só saberemos daqui uns 45 ou 50 dias.

Não comer a semente

Uma vez que o cultivo alcance sucesso, um pequeno milharal será formado à partir do único grão que em sua raridade tornou-se tão especial.

Não compartilharei ainda a espécie plantada, deixarei que nos seja uma bela surpresa no dia da possível/provável colheita de uma espiga só.



Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *