Ministra Tereza Cristina diz ter convicção dos rumos que o Brasil está tomando e convoca união no setor

tereza cristuna 768x432 - Ministra Tereza Cristina diz ter convicção dos rumos que o Brasil está tomando e convoca união no setor

Não é de hoje que a mídia faz menções equivocadas a respeito do uso dos agrotóxicos. Algumas reportagens, que podemos classificar como, sensacionalistas dizem que somos os maiores consumidores de agrotóxicos e que, por isso toda a comida que chega as nossas mesas está contaminada. Mas isso não é bem verdade. 

Sim, nós somos os maiores consumidores de agrotóxicos, disso não há dúvida. Mas vocês sabe por quê?

Isso é muito simples, SOMOS OS MAIORES PRODUTORES DE ALIMENTO DO MUNDO.

Agora parece óbvio, né?

O que pouca gente não sabe é que, se levarmos em consideração as aplicações de defensivos por área cultivada, o Brasil não está nem no Top 10. Isso quer dizer que, somos os maiores consumidores de agrotóxicos em termos gerais, entretanto, produzimos alimentos com menos agrotóxicos que países “desenvolvidos”.

Sendo assim, recomendo fortemente a vocês, que duvidem de tudo que leem a respeito dos agrotóxicos. 

Aumento no número de registros de agrotóxicos no Ministério da Agricultura

Recentemente, foi noticiado um aumento no número de registro de agrotóxicos no Brasil, como se isso fosse uma coisa ruim.

Pois bem, vamos desmistificar isso.

Nenhum ingrediente ativo novo foi aprovado este ano. O aumento dos registros aconteceu simplesmente por dois motivos.

  1. Aprovação de produtos para culturas que antes não tinha registro.
  2. Aprovação de produtos com um mesmo ingrediente ativo ou mesma formulação, comercializados por empresas diferentes.

Estão fazendo tempestade em um copo de água. Notícias infundas andam circulando por aí, o que prejudica não só a economia brasileira, como também a confiança da população.

O Brasil sempre foi criticado pela burocratização dos processos governamentais. O que ocorreu para o aumento dos registros foi a desburocratização, ou seja, a liberação está ocorrendo mais rápido, entretanto, os níveis de exigência continuam os mesmos.

Ministra Tereza Cristina

Com o objetivo de trazer informação a população e desfazer de uma vez por todas, a imagem equivocada sobre os agrotóxicos, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina promoverá nesta terça-feira (06/08/2019) um café da manhã.

Este evento será aberto a imprensa e terá a participação de cientistas e especialistas da área, os quais falarão sobre segurança alimentar e sobre a segurança dos agrotóxicos.

De acordo com a Ministra “É inadmissível que o agronegócio brasileiro tenha tido nessa última semana um bombardeio pela mídia nacional, querendo colocar desinformação aos brasileiros, falando sobre o alimento inseguro, o que não é verdade”.

A informação é a chave de tudo, o conhecimento é essencial para o desenvolvimento do agronegócio. Não podemos nos deixar levar por tudo que lemos.