Matopiba – Pecuária da região pode ser beneficiada por Fundo Global para o Desenvolvimento

pecuaria nordeste matopiba luis eduardo magalhaes 768x432 - Matopiba - Pecuária da região pode ser beneficiada por Fundo Global para o Desenvolvimento

Fundo Global para o Desenvolvimento Sustentável

O Fundo Global para o Desenvolvimento Sustentável ou Global Environmenl Facility (GEF), como é conhecido internacionalmente, atualmente, é um dos maiores agentes financiadores de projetos ambientais do mundo.

O Fundo Global conta hoje com, cerca de, 180 países. Além disso, apoia diversos tipos de instituições, sejam elas do setor privado ou da sociedade civil. 

Desde o início da sua criação, em 1991, o Fundo já destinou cerca de U$$ 13 bilhões em projetos de sustentabilidade. Inclusive para iniciativas já consolidadas aqui no Brasil.

Relação do Fundo Global com o Matopiba 

Recentemente, César Halum, secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) esteve em contato com representantes do Fundo Global durante a Conferência Good Growth no Peru.

Este encontro resultou em uma sugestão para o delineamento de um projeto visando a sustentabilidade da carne bovina na região do Matopiba. O Fundo Global mostrou interesse em disponibilizar cerca de U$$ 15 milhões para serem aplicados neste programa, que ainda está por ser desenvolvido.

A partir daí, decidiu-se pela criação de um Grupo de Cooperação Técnica, composto por todos os secretários de agricultura do Matopiba, com o objetivo de alinhar as ideias para o desenvolvimento sustentável da região.

Grupo de Cooperação Técnica

Este grupo será o responsável pela elaboração do projeto para o Fundo Global. A proposta deve ser centrada na qualidade da carne bovina associada a preservação do meio ambiente.

Diante do cenário agrícola em que vivemos hoje, a busca por alternativas para produção de alimento de forma mais sustentável é um caminho sem volta. Nos próximos anos, esta demanda crescerá ainda mais, sendo assim, com este tipo de investimento no Matopiba, a região estará um passo à frente das próximas tendências mundiais.

Com o desenvolvimento deste projeto na região nordestina, haverá uma injeção de capital para o setor agropecuário. O que resultará em maior produção de carne, maior demanda por alimento para o gado, além disso, demandará a instalação de novas indústrias e frigoríficos, por exemplo.

O projeto de sustentabilidade vinculado ao Fundo Global é mais uma oportunidade que o Matopiba tem para demonstrar todo o seu potencial em nível nacional e internacional.