Granjas de suínos e frangos na era da pecuária 4.0

pecuaria 4.0 granjas 768x432 - Granjas de suínos e frangos na era da pecuária 4.0

A tecnologia está cada vez mais ajudando a pecuária e o agronegócio em geral. Um exemplo de modernização e geração de resultados eficientes é a pecuária 4.0, considerado um movimento que busca soluções para os problemas que existem no campo.

A avicultura e a suinocultura foram os primeiros setores a absorver as novas tecnologias, por causa das peculiaridades de suas produções.

Segundo a pesquisadora da Embrapa gado de corte, Fabiana Villa Alves, a pecuária 4.0 é uma realidade e um caminho sem volta. Ela disse que muitos problemas, como a pecuária de corte, são resolvidos através dos processos tecnológicos.

“Hoje o produtor que não está a par dessas novas tecnologias acaba ficando defasado”, disse Fabiana Villa Alves, destacando que segundo alguns indicativos, até 2050 todas as fazendas farão uso de pelo menos uma tecnologia.

Para a pesquisadora, o produtor está em busca de melhorias e sabe que a tecnologia, como a pecuária 4.0, otimiza a realização dos trabalhos no campo e otimiza os resultados.

Segundo ela, a tecnologia 4.0, como tudo que tem controle, apresenta uma maior eficiência e eficácia. “Quando o produtor usa isso, ele tem um controle de quantos quilos ou gramas aquele animal está ganhando diariamente, como ele está evoluindo no seu desempenho e quanto ele está comendo”, disse Fabiana Villa Alves.

Ela destacou que tudo isso se reverte na qualidade do produto e principalmente na segurança, que é uma questão que os consumidores vêm pedindo cada vez mais.

Com um crescimento contínuo, novos produtores passam a utilizar novas tecnologias no campo. “Hoje o que mais temos são os softwares, porque 95% dos produtores já tem um smartphone na mão e tem esse acesso. Então nós começamos com os softwares e agora vamos partir para os hardwares”, finalizou a pesquisadora da Embrapa gado de corte, Fabiana Villa Alves.

Em breve, série sobre a Pecuária 4.0