Exportação de carne bovina registra crescimento de 20%

carne bovina giro rural 768x432 - Exportação de carne bovina registra crescimento de 20%

Os primeiros sete meses de 2019 foram marcados pelo crescimento nas exportações brasileiras de carne bovina in natura. Foi registrado um aumento de 20,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, ou seja, 982 mil toneladas.

O resultado animou o mercado e os exportadores em um momento de muitas mudanças e otimismo no cenário do agronegócio brasileiro. Além disso, a notícia repercutiu positivamente no cenário internacional.

A informação foi divulgada nesta na última terça-feira (6) pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Os números do crescimento das exportações de carne bovina no Brasil têm como base os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.

Segundo o órgão, as receitas aumentaram 11,6% no acumulado de janeiro a julho deste ano comparado com o mesmo período do ano passado, com um valor total de US$ 3,73 bilhões. Na mesma época, as vendas para a China registraram aumento de 10,9% em volume, chegando a quase 175 mil toneladas.

Em julho foram embarcadas155,65 mil toneladas representando uma receita de US$ 615,15 milhões. Com esse resultado, julho foi considerado o melhor mês do ano até agora com uma alta de 15,9% em volume e 19,1% em receita na comparação com o mês de junho.

De acordo com o presidente da da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, os resultados são considerados positivos, indo de encontro com as expectativas de crescimento nas exportações brasileiras, realizadas no começo do ano.

A assessoria de comunicação da Abiec, explicou que não foi realizada a comparação de julho de 2019 com julho de 2018. Isso aconteceu em função de uma mudança que foi feita em relação à metodologia da estatística e uma comparação poderia causar distorção nos dados.

A exportação de carne bovina in natura é um dos pilares do agronegócio no Brasil e responsável pela geração de vários empregos diretos e indiretos, além de causar um impacto positivo na economia.