fbpx

Alagoas: Nova tecnologia ajuda a melhorar a lucratividade dos canaviais

Alagoas: Nova tecnologia ajuda a melhorar a lucratividade dos canaviais
Alagoas: Nova tecnologia ajuda a melhorar a lucratividade dos canaviais

A lucratividade dos canaviais acaba de ganhar um poderoso aliado com a chegada de uma nova tecnologia que ajuda a melhorar tanto a lucratividade quanto a sustentabilidade das lavouras de cana-de-açúcar no Estado de Alagoas. A tecnologia que ajuda o setor é um simulador de produção, batizado de Agricultural Production Systems sIMulator (APSIM).

A ferramenta, validada pelo pesquisador da Embrapa, Inácio de Barros, simula sistemas de produção de diversas culturas agrícolas, além de analisar e prever o seu desenvolvimento, produção, impactos no meio ambiente, demanda por insumos e coletar informações essenciais para o pesquisador e o produtor na tomada de decisões de manejo da cultura e especialmente  administração da propriedade de maneira mais segura.

O pesquisador conseguiu determinar o manejo mais adequado para a redução do volume de água usado na lavoura de cana, além de diminuir perdas de fertilizantes e conseguir o máximo rendimento, com recomendações valiosas. Com a Agricultural Production Systems sIMulator é possível determinar o melhor momento para o plantio ou o ajuste da adubação em função do manejo da palhada nos canaviais.

O simulador consegue mostrar em poucos minutos resultados que seriam obtidos em muitos anos e de uma forma mais difícil fazendo uso de meio de experimentações de campo com alto custo, além de muita mão de obra. A ferramenta também consegue avaliar se uma cultivar será bem-sucedida em uma determinada região, bem como a melhor época de plantio, necessidade de nutrientes e água e os impactos ambientais que os mais variados fertilizantes provocarão, por exemplo.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *