fbpx

Agricultura digital pode ajudar no combate às pragas e aumento da produção

Agricultura digital pode ajudar no combate às pragas e aumento da produção
Agricultura digital pode ajudar no combate às pragas e aumento da produção

As lavouras sempre enfrentaram problemas com insetos, doenças e plantas daninhas, gerando risco de perda total de toda plantação, além de influenciar na quantidade de alimentos e flores disponíveis no comércio. Para ajudar a amenizar os riscos, a agricultura conta com a ajuda das ferramentas digitais que cada vez mais desempenham um papel importante no mundo do agronegócio. Ao aderir à agricultura digital, o produtor rural poderá, além de aumentar a produção, torná-la mais econômica e sustentável.

Recentemente, a Xarvio, uma plataforma de agricultura digital da empresa química BASF, mostrou ao público três tecnologias que tem como objetivo solucionar muitos problemas como esses. As novidades foram mostradas durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

Segundo Almir Araújo, responsável pela área de agricultura digital da BASF na América Latina, as ferramentas têm condições de ajudar o produtor na tomada de decisões corretas. Essa série de tecnologias de ponta transforma os agrônomos em cientistas de dados.

O aplicativo Scouting, consegue identificar as espécies de insetos, plantas daninhas ou doenças que estão prejudicando o cultivo e é simples de ser usado. O agricultor precisa apenas usar seu celular para tirar uma foto da área danificada de sua lavoura. A imagem captada é compartilhada com uma rede de dados que, por sua vez, detecta o invasor e mostra medidas para combatê-lo.

O aplicativo é disponibilizado gratuitamente para download. Ele funciona apenas com uma conexão à internet. A tecnologia consegue reconhecer 120 daninhas e 42 doenças, garantindo melhor controle e produção.

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *