fbpx

Agricultura 4.0 tem como maior desafio ampliar o uso da tecnologia, apontam especialistas

Agricultura 4.0 tem como maior desafio ampliar o uso da tecnologia, apontam especialistas
Agricultura 4.0 tem como maior desafio ampliar o uso da tecnologia, apontam especialistas

Soluções e inovações tecnológicas surgem a cada dia que passa, mostrando que a agropecuária está se tornando 4.0. E assim, com o objetivo de tornar melhor a vida do produtor rural, surgem várias ferramentas, desde a gestão do negócio, chegando ao monitoramento de informações que contribuem consideravelmente na redução de riscos e consequentemente em aumento da produtividade.

Parece algo simples, mas os desafios da agricultura 4.0 estão apenas no começo, segundo afirmaram especialista que estiveram reunidos em um encontro sobre digitalização no agro, na última quinta-feira (15), em São Paulo (SP).

Um dos profissionais, Herlon Oliveira, da AgrusData, destacou que o grande desafio é massificar a adoção, para conseguir chegar do outro lado.

O especialista entende que a digitalização da agricultura vem mostrando eficiência na transformação dos processos de produção.

Uso da agricultura 4.0 pode começar de forma simples

Para ele, a indústria de tecnologia tem uma grande responsabilidade neste momento, que é garantir ao produtor rural que ele tenha acesso à informação de uma forma mais eficiente, do seu jeito, mesmo que para isso seja necessário fazer uso de um meio mais simples, como uma mensagem de texto, por exemplo.

Ele disse que essa barreira pode ser quebrada, porque o agricultor sabe de seus custos. “Então, em toda a tecnologia, a premissa é a mesma, o quanto vai impactar nos custos dele e se ele vai ter retorno”, disse Oliveira à revista Globo Rural.

Segundo o especialista, é preciso mostrar relevância na entrega dos serviços, trazendo retorno sobre o investimento do produtor e, de preferência, que seja tangível.

Internet das coisas no agronegócio

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), Flávio Maeda, o usuário das novas tecnologias na agropecuária precisa levar em conta que, se não as utilizar, o concorrente será o maior beneficiado em relação ao ganho de eficiência e de produtividade.

Em relação às empresas, a digitalização apresenta o conceito da experiência e satisfação do usuário, ao invés de apenas oferecerem produtos.