42ª Expointer começa dia 22 em Esteio (RS) e marca a retomada de momento positivo na pecuária

expointer 2019 768x432 - 42ª Expointer começa dia 22 em Esteio (RS) e marca a retomada de momento positivo na pecuária

A pecuária brasileira vive um de seus melhores momentos e com expectativas positivas em relação ao futuro do segmento no agronegócio. Um dos eventos que provam a o fortalecimento da agropecuária é a Expointer, que vive sua 42ª edição.

O evento que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) e começa no dia 22 de agosto e vai até 1º de setembro, já recebeu os primeiros animais.

Os organizadores da feira comentaram que estão com muita confiança na recuperação da ovinocultura e com as melhores expectativas para Expointer deste ano.

Na segunda-feira (19) chegaram 15 ovinos das raças Hampshire, Corriedale, Texel e Merino Australiano. A 42ª Expointer terá a participação de 3.975 animais de argola.

A feira tem como destaque os julgamentos e leilões de animais, mas sua programação também contará com feira da agricultura familiar, espetáculos artísticos, desfile dos campeões, palestras técnicas e várias atrações.

Concurso escolhe os melhores produtos das agroindústrias familiares

Outra grande atração da Expointer é a realização do concurso que escolherá os melhores produtos das agroindústrias familiares, realizado no Pavilhão da Agricultura Familiar, que este ano comemora sua 8ª edição.

O objetivo do concurso é avaliar os melhores itens nas categorias: salame, queijo colonial, vinho tinto de mesa seco, suco de uva integral, vinho tinto fino seco, cachaça prata, cachaça envelhecida (classificação premium e extra premium) e mel. 

A missão do concurso é motivar a qualificação dos produtos das agroindústrias familiares que fazem parte do Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), além de valorizar as boas práticas de fabricação.

O concurso é realizado pela Seapdr em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), Embrapa Uva e Vinho, Emater/RS  e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).